top of page

Sono durante a leitura

É comum ouvir as pessoas dizendo que sentem sono quando buscam um livro para ler. A leitura é um hábito tão prazeroso quanto uma boa noite de sono, basta mudar o próprio posicionamento a esse respeito. É preciso refletir se o sono a que se refere vem realmente do ato da leitura ou de fatores externos como insônia, fadiga ou estresse. Aqui vão algumas dicas para estreitar o hábito da leitura:

  1. Leia sentado - Evite deitar-se para ler, pois além de prejudicar seu pescoço e coluna, você mandará uma mensagem de total relaxamento para seu cérebro, o que poderá contribuir para a sonolência. Prefira acomodar-se numa poltrona ou sofá.

  2. Esteja em ambiente bem iluminado - A iluminação do ambiente é essencial para uma boa leitura, seja por não forçar a vista ou para manter-se desperto. Durante o dia, procure ficar próximo da luz natural e se posicione perto de janelas ou até mesmo, nas varandas. Ao anoitecer, procure acender as luzes e se possível, adquira uma luminária própria com ajuste de intensidade e foco.

  3. Reserve o melhor horário - Não dá para ter uma boa assimilação da leitura se houver muitas interrupções, por isso, evite ler em horário de pico. A leitura é o SEU momento de autocuidado.

  4. Fique longe dos eletrônicos - Resista à ideia de dar uma espiadinha nas redes sociais durante a leitura. Esses distratores minam o foco e perturbam seu objetivo.

Com essas pequenas dicas você certamente notará grande diferença no aproveitamento da sua rotina literária.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A comunicação e suas faces

O humano é um ser inventivo, e essa afirmação tem por base tudo o que foi e continuará sendo necessário para adaptação às novas realidades que vez ou outra surgem. Diante disso, a comunicação criativa

bottom of page